top of page

Biografia

Levando o

forró para

toda a Bahia

Natural de Recife, Ednaldo José da Silva – o nome completo do Dr. Ed – trabalhava na área de metalurgia, como retificador de motores, quando veio para a Bahia (Feira de Santana) em 1994. A música entrou na vida dele desde cedo, através da radiola de fichas do bar de sua mãe, em Pernambuco, que tocava Paulo Sérgio, Reginaldo Rossi e Amado Batista, dentre outros ídolos da música popular. O pai também gostava de dar uma de cantor quando tomava umas e outras e procurava ensinar o pequeno Ed, a esta altura já determinado a entrar para o mundo da música. Aos 14 anos ele comprou o primeiro violão e, ao tempo em que se desenvolvia no aprendizado, experimentava os primeiros passos do processo de composição. De outro lado, a participação no coral de uma igreja ajudou-o muito na educação do canto.

 

A primeira grande chance de brilhar em um palco veio a partir do convite de uma amiga produtora para dar uma canja no show do cantor Canindé, na cidade de Ipirá, em 2008. Entusiasmado com a oportunidade, Ed comprou até um violão novo e esperou ansioso pela hora de subir no palco. O problema era que a noite contava também com a apresentação de uma dupla, e esta acabou ocupando o horário todo reservado para a abertura do show. E Canindé, que entrou em seguida, só deixou o palco às 3 horas da manhã. Tarde demais! Àquela altura, o público já estava deixando o espaço para voltar para casa. Mesmo assim, a produtora mandou-o subir e, convocado por Canindé, Ed entrou em cena e mandou “Vou Pedir Pra Você Voltar”, sucesso de Tim Maia. E não é que o público atendeu ao pedido do refrão da música? Aos pouquinhos, muitos que estavam saindo resolveram voltar ao recinto, atraídos pela voz de Dr. Ed. “O povo voltou e começou a pedir mais músicas e o resultado é que acabei fazendo um show de uma hora e meia”, relata o cantor. E foi assim que ele passou pela prova de fogo e tornou-se apto a abraçar a carreira artística com toda a garra.

 

Ainda em 2008 veio o primeiro CD, “Asas”, com canções românticas dele e de nomes como Fagner, Flávio Venturini e Biafra, entre outros. Mas foi em 2009 que Dr. Ed entrou com tudo no forró, com o CD “Forrozão do Ed – Volume 1”. No ano seguinte, saiu o “Forrozão do Ed – Volume 2, Perfume de Mulher”, que emplacou a canção-título, de autoria do próprio cantor. Em 2012, ele prestou tributo ao Rei do Baião com o CD “Homenagem ao Centenário de Gonzagão”. Com “Álbum Retrô”, o disco de 2013, Dr. Ed e sua banda pretendem ir mais longe, não só na carreira, mas no próprio espaço territorial. “No segundo semestre pretendemos fazer uma turnê até São Paulo, onde tem festa de São João o ano inteiro”, planeja o doutor do forró pé-de-serra.

bottom of page